Como as tendências de Marketing para 2024 estão se comportando por aí?

10 de julho de 2024

Antes de mais nada, olho, porque o nome do relatório da Kantar é esse, mas não estamos falando “só” de Marketing, combinado? Cada vez mais estamos sendo forçados a integrar olhares e aqui vou puxar a brasa para a urgência de integrar sustentabilidade e ESG nessa conversa — o que vocês vão ver que faz todo sentido e está contido nas tendências.

🤖 IA vai achar um caminho

Tenho falado bastante desse tema. Olho no componente estratégico e, principalmente, nos impactos. Lembrando que o que a gente precisa é integrar uma visão de sustentabilidade e ESG na estratégia, porque já passou da hora de evoluirmos nesse tema.

📜 Cultura vem primeiro

Cada vez mais é preciso coerência e alinhamento com causas que as pessoas também pensam que é importante. Urgente tratar as dissonâncias entre os discursos de marca e a sociedade, ou seja: escutar.

🎮 O controle das marcas está diminuindo

Marcas que se posicionam e comunicam com base na sua identidade real tendem a se conectar melhor com as audiências e diminuir os riscos de danos por cancelamentos, ainda que ocorram.

🎭 Atenção e emoção

A IA poderá apoiar cada vez mais no entendimento e na mensuração da atenção nos ambientes digitais.

🌐 Medições de sucesso mais holísticas

Gosto disso e por isso vou me estender mais aqui. Estamos falando de métricas mais alinhadas à geração de valor a longo prazo, criação, inclusão, comunidade positiva e impacto ambiental.

Dados do Relatório de Marketing Sustentável 2030 mostrou que, em 2023, 42% das empresas incorporaram essas métricas, contra 26% em 2021.

Para 2024, o estudo vê mudança em direção à inovação sustentável, comunicação inclusiva e estratégica para promover a confiança.

📈 Inovação para crescimento sustentável

Segundo o relatório, são 5 as características de marcas que têm vantagens competitivas pela inovação:

  • centricidade no consumidor;
  • constroem suas inovações a partir de fortes fundamentos da marca;
  • moldam o futuro da categoria e normalmente estão à frente sobre sustentabilidade;
  • coragem;
  • agilidade em errar e aprender.

⏩ Marcas que desafiam avançam

3 drivers para o desafio das marcas: nichos de mercado e produtos exclusivos; abraçar plataformas sociais e influenciadores para crescer e liderar com propósito e inovações de sustentabilidade.

🏆 Ascenção da “premiumização”

Preço e valor precisam funcionar em sincronia.

🔎 Além da barra de pesquisa

É o momento para marcas reverem suas estratégias digitais e de conteúdo para garantir aparecer com autoridade, onde os consumidores estão.

Alguma delas está mais forte por aí?

último artigo

Por que é tão difícil ouvir as vozes de casa?

Já abordei o tema em um artigo, chamando essas pessoas de Cassandras corporativas. Frequentemente sou chamada para falar para boards sobre questões necessárias, mas que passam longe do escopo de priorizações. Uma voz “de fora” é parte da estratégia para se fazer escutar — quando estava dentro das empresas, era

Ler+

penúltimo artigo

Inscreva-se para receber A Comunicação Nossa de Cada Dia sempre que sair uma nova edição.

Vamos conversar?