Cecília Seabra

Como as tendências de Marketing para 2024 estão se comportando por aí?

10 de julho de 2024

Antes de mais nada, olho, porque o nome do relatório da Kantar é esse, mas não estamos falando “só” de Marketing, combinado? Cada vez mais estamos sendo forçados a integrar olhares e aqui vou puxar a brasa para a urgência de integrar sustentabilidade e ESG nessa conversa — o que vocês vão ver que faz todo sentido e está contido nas tendências.

🤖 IA vai achar um caminho

Tenho falado bastante desse tema. Olho no componente estratégico e, principalmente, nos impactos. Lembrando que o que a gente precisa é integrar uma visão de sustentabilidade e ESG na estratégia, porque já passou da hora de evoluirmos nesse tema.

📜 Cultura vem primeiro

Cada vez mais é preciso coerência e alinhamento com causas que as pessoas também pensam que é importante. Urgente tratar as dissonâncias entre os discursos de marca e a sociedade, ou seja: escutar.

🎮 O controle das marcas está diminuindo

Marcas que se posicionam e comunicam com base na sua identidade real tendem a se conectar melhor com as audiências e diminuir os riscos de danos por cancelamentos, ainda que ocorram.

🎭 Atenção e emoção

A IA poderá apoiar cada vez mais no entendimento e na mensuração da atenção nos ambientes digitais.

🌐 Medições de sucesso mais holísticas

Gosto disso e por isso vou me estender mais aqui. Estamos falando de métricas mais alinhadas à geração de valor a longo prazo, criação, inclusão, comunidade positiva e impacto ambiental.

Dados do Relatório de Marketing Sustentável 2030 mostrou que, em 2023, 42% das empresas incorporaram essas métricas, contra 26% em 2021.

Para 2024, o estudo vê mudança em direção à inovação sustentável, comunicação inclusiva e estratégica para promover a confiança.

📈 Inovação para crescimento sustentável

Segundo o relatório, são 5 as características de marcas que têm vantagens competitivas pela inovação:

  • centricidade no consumidor;
  • constroem suas inovações a partir de fortes fundamentos da marca;
  • moldam o futuro da categoria e normalmente estão à frente sobre sustentabilidade;
  • coragem;
  • agilidade em errar e aprender.

⏩ Marcas que desafiam avançam

3 drivers para o desafio das marcas: nichos de mercado e produtos exclusivos; abraçar plataformas sociais e influenciadores para crescer e liderar com propósito e inovações de sustentabilidade.

🏆 Ascenção da “premiumização”

Preço e valor precisam funcionar em sincronia.

🔎 Além da barra de pesquisa

É o momento para marcas reverem suas estratégias digitais e de conteúdo para garantir aparecer com autoridade, onde os consumidores estão.

Alguma delas está mais forte por aí?

último artigo

Você recebe pelo trabalho emocional?

Trabalho emocional é aquele pelo qual já passamos: precisar fingir que está tudo bem, quanto por dentro há um turbilhão. Ou seja: fingir que nos sentimos diferente do que sentimos. É um tema transversal a muitas práticas e frentes de ação estratégicas para empresas e precisamos tratá-lo com prioridade. Por

Ler+

penúltimo artigo

Comunicação e influência

O quanto estamos preparados para fazer parte da vida de outras pessoas? E como será que elas falam sobre nós? Esse post é um convite para enxergarmos nossas carreiras de uma perspectiva humana. Ao fim, somos parte da vida de quem trabalha conosco. E vice-versa. Chegaremos em casa e contaremos

Ler+

Inscreva-se para receber A Comunicação Nossa de Cada Dia sempre que sair uma nova edição.

Vamos conversar?