Antes de mais nada, olho, porque o nome do relatório da Kantar é esse, mas não estamos falando “só” de Marketing, combinado? Cada vez mais estamos sendo forçados a integrar olhares e aqui vou puxar a brasa para a urgência de integrar sustentabilidade e ESG nessa conversa — o que vocês vão ver que faz todo sentido e está contido nas tendências.
🤖 IA vai achar um caminho
Tenho falado bastante desse tema. Olho no componente estratégico e, principalmente, nos impactos. Lembrando que o que a gente precisa é integrar uma visão de sustentabilidade e ESG na estratégia, porque já passou da hora de evoluirmos nesse tema.
📜 Cultura vem primeiro
Cada vez mais é preciso coerência e alinhamento com causas que as pessoas também pensam que é importante. Urgente tratar as dissonâncias entre os discursos de marca e a sociedade, ou seja: escutar.
🎮 O controle das marcas está diminuindo
Marcas que se posicionam e comunicam com base na sua identidade real tendem a se conectar melhor com as audiências e diminuir os riscos de danos por cancelamentos, ainda que ocorram.
🎭 Atenção e emoção
A IA poderá apoiar cada vez mais no entendimento e na mensuração da atenção nos ambientes digitais.
🌐 Medições de sucesso mais holísticas
Gosto disso e por isso vou me estender mais aqui. Estamos falando de métricas mais alinhadas à geração de valor a longo prazo, criação, inclusão, comunidade positiva e impacto ambiental.
Dados do Relatório de Marketing Sustentável 2030 mostrou que, em 2023, 42% das empresas incorporaram essas métricas, contra 26% em 2021.
Para 2024, o estudo vê mudança em direção à inovação sustentável, comunicação inclusiva e estratégica para promover a confiança.
📈 Inovação para crescimento sustentável
Segundo o relatório, são 5 as características de marcas que têm vantagens competitivas pela inovação:
- centricidade no consumidor;
- constroem suas inovações a partir de fortes fundamentos da marca;
- moldam o futuro da categoria e normalmente estão à frente sobre sustentabilidade;
- coragem;
- agilidade em errar e aprender.
⏩ Marcas que desafiam avançam
3 drivers para o desafio das marcas: nichos de mercado e produtos exclusivos; abraçar plataformas sociais e influenciadores para crescer e liderar com propósito e inovações de sustentabilidade.
🏆 Ascenção da “premiumização”
Preço e valor precisam funcionar em sincronia.
🔎 Além da barra de pesquisa
É o momento para marcas reverem suas estratégias digitais e de conteúdo para garantir aparecer com autoridade, onde os consumidores estão.
Alguma delas está mais forte por aí?