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Discussões sobre tendências, carreira e trabalho em Comunicação, para pensar e discutir

Quer melhorar sua comunicação e não sabe como?

jul 2020 | Adaptação, Comunicação, Conteúdo, Criatividade, Inovação, Jornalismo, Marketing, Mídias, Oportunidade, Tendência, Trabalho

É dura a vida de quem escolhe trabalhar com uma ciência viva, e a comunicação é dessas. Por isso é tão importante termos uma metodologia clara de trabalho. É ela quem nos guiará aos resultados e nos ajudará a manter o foco no que é importante para a comunicação de marca. 

Nesse sentido, se ela fosse uma família, a metodologia seria a avó, mãe da estratégia, que teria um filhos, os planejamentos, os netos seriam as ações e os resultados seriam os bisnetos. Parece simples. Mas se fosse não era pra nóis, não é verdade? Então, sigamos.

Recentemente, estruturei minha metodologia de trabalho, desenvolvida ao longo das minhas mais de duas décadas na rua, cortando um dobrado para aprender, e da minha recente experiência como pesquisadora. Como a comunicação, ela é viva e atualizada constantemente. Divido aqui com vocês o passo a passo que eu aplico, guardadas as especificidades de cada projeto e cada objetivo que, se possível, entregamos com aquela superada. Na segunda quinzena de setembro também estará disponível num eBook minha metodologia completa para comunicação de marca. Merchan feito, adiante!

A melhor forma de começar é pelo começo

Antes de arregaçar as mangas e começar a trabalhar, eu pre-ci-so saber por que uma marca tem área, equipes, atividades, investimentos (chamem do que quiser) em comunicação. Eu defendo um posicionamento para além da função de intermediário ou meio entre a organização e seus públicos: comunicação como elo entre as demandas da sociedade e os objetivos estratégicos da marca. 

Mas como construir e reforçar os elos? Proponho fazer isso por meio de quatro etapas, pensadas a partir das bases do jornalismo, que é a minha formação, e que ajudam a encontrar a coerência e o comprometimento que são demandados hoje das relações entre marcas e sociedade dado que somos treinados pelo olhar crítico. São elas:

  1. definição de território
  2. identificação e oportunidades: olhares estratégico e empático
  3. conteúdo e posicionamento institucional
  4. geração de conversas com públicos (canais)

Quer saber mais sobre cada uma delas? Clica lá nos links (de preferência em ordem crescente 1-4) e segue por aqui. Recomendo também e escutar a temporada 1 do podcast Comunicação nossa de cada dia. Lá, toda segunda-feira de agosto terá um episódio novo com uma das etapas para você perceber melhor como eu faço. 

Dúvidas ou bate-papo? Deixa aqui sua mensagem ou então me chama no LinkedIn. E se quiser estudar mais, dá uma olhada nos cursos que a gente pode organizar, em comunicação de marca ou outros temas. 

 

Por Cecília Seabra

Por Cecília Seabra

Jornalista, consultora, mentora, pesquisadora, docente e apaixonada pela Comunicação. Mãe de gente e mãe de bicho. Atuo há 21 anos na área, com experiência que é resultado de passagem por todos os cargos e funções em agência, gerenciamento de crises, além de coordenação e gestão de comunicação e sustentabilidade em marcas líderes nos seus segmentos.

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  1. O aprendizado que vem dos filhos - Cecília Seabra - […] meu dia a dia é uma eterna prototipação de metodologias de ensino-aprendizagem e de comunicação. E vou confessar: está…

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